ÍDOLOS COM A LETRA "L"

CLIQUE NO SEU ÍDOLO PARA SABER SOBRE ELE




CRAQUE - LEÃO
POSIÇÃO - GOLEIRO
NOME - ÉMERSON LEÃO
DATA DE NASCIMENTO - 11/07/49
LOCAL - RIBEIRÃO PRETO (SP)
HISTÓRICO - Se um goleiro deve ser o senhor de sua defesa, ter personalidade e espírito de liderança, então Leão foi mesmo um "senhor" goleiro. Nas duas passagens que teve pelo Parque Antártica (entre 1969 e 1978 e entre 1984 e 1986), sempre foi figura de destaque no time, sendo por muitos anos seguidos considerado o melhor goleiro do Brasil e um dos melhores do mundo. Sua personalidade, porém, jamais o fez admitir uma única falha, por menor que tenha sido. E foram tão poucas que Leão, talvez, tenha mesmo acertado em não as aceitar. Por outro lado, suas defesas impossíveis foram outras de suas características. Por fim, nenhuma crítica mais ácida pode ser feita a um jogador de futebol que disputou quatro Copas do Mundo, certo?
PRINCIPAIS TÍTULOS - Robertão (69), Paulista (72, 74 e 76), Brasileiro (72 e 73)

ÍNDICE




CRAQUE - LEIVINHA
POSIÇÃO - MEIA
NOME - JOÃO LEIVA FILHO
DATA DE NASCIMENTO - 11/09/49
LOCAL - NOVO HORIZONTE (SP)
HISTÓRICO - Poucas vezes se viu um jogador tão completo. Pelo alto, cabeceava como poucos e foi, sem dúvida, um dos melhores cabeceadores de toda a história do futebol brasileiro. Por baixo, a habilidade com que envolvia seus adversários, a facilidade com que lançava e trocava passes com os craques da Segunda Academia e o faro de gol digno de um centroavante, que jamais foi, o tornavam ainda mais célebre. Craque na melhor concepção da palavra, Leivinha é ídolo terno do Palmeiras e tem seu nome inscrito com letras douradas na brilhante história do clube. O jogador, que chegou ao Verdão em 1971, vindo da Portuguesa, e só o deixou em 1975, tornou-se inesquecível também para o Atlético de Madri, clube no qual ainda hoje é reverenciado como príncipe. E, apesar de ter disputado apenas uma Copa do Mundo - a de 1974, na Alemanha - e ainda por cima ter se machucado na primeira fase - no jogo contra o Zaire -, também na Seleção Brasileira Leivinha tem lugar de honra: em 27 de maio de 1973, no Maracanã, ele fez o milésimo gol da história do time canarinho na goleada por 5 a 0 sobre a Bolívia.
PRINCIPAIS TÍTULOS - Paulistão (72 e 74), Brasileirão (72 e 73)

ÍNDICE




CRAQUE - LIMA
POSIÇÃO - MEIA, PONTA-DIREITA E PONTA-ESQUERDA
NOME - EDUARDO LIMA
DATA DE NASCIMENTO - 22/08/20
LOCAL - SÃO PAULO (SP)
HISTÓRICO - Era chamado "O Garoto de Ouro". Lima jogava na meia e nas pontas sempre com a mesma eficiência, a ponto de ser considerado um dos principais jogadores do Palestra/Palmeiras nos anos 40. Era um dos líderes da equipe que conquistou o Mundial em 1951 e permaneceu no Parque Antártica de 1938 até 1954.
PRINCIPAIS TÍTULOS - Paulista (40, 42, 44, 47 e 50), Rio-São Paulo (51) e Mundial Interclubes (51)

ÍNDICE




CRAQUE - LIMINHA
POSIÇÃO - ATACANTE
NOME - OSVALDO LUÍS MOREIRA
HISTÓRICO - Foi deste ágil centroavante o gol que valeu a conquista da Copa Rio, no empate com a Juventus de Turim, no Maracanã, em 22/07/51.
PRINCIPAIS TÍTULOS - Rio-São Paulo (51) e Mundial Interclubes (51)

ÍNDICE




CRAQUE - LUÍS PEREIRA
POSIÇÃO - ZAGUEIRO
NOME - LUÍS EDMUNDO PEREIRA
DATA DE NASCIMENTO - 21/06/49
LOCAL - JUAZEIRO (BA)
HISTÓRICO - Pouca gente sabe, mas a jogada do gol do título de 1974, marcado por Ronaldo, começou lá atrás, com Luís Pereira. Foi ele, para muitos o maior zagueiro-central da história do futebol brasileiro, quem roubou a bola de Rivelino, tocou-a na direita para Jair Gonçalves para este cruzá-la na cabeça do atacante palmeirense. Mas este é apenas um detalhe das passagens de Luís Pereira pelo Palmeiras. Passagens no plural, sim, pois ele teve duas - a primeira de 1968 a 1975, e a segunda de 1981 a 1984. Nos 11 anos em que vestiu com talento a camisa verde, honrou-a com seu profissionalismo exemplar e se tornou o maior zagueiro-central da história do clube. Nos sofridos anos 80, foi quase que a estrela única do time. Não conseguiu repetir as glórias da primeira passagem, mas evitou muitas derrotas e ainda marcou vários gols, uma de suas principais características.
PRINCIPAIS TÍTULOS - Brasileiro (72 e 73), Robertão (69), Paulista (72 e 74)

ÍNDICE




CRAQUE - LUIS VILLA
POSIÇÃO - VOLANTE
NOME - LUIS VILLA
HISTÓRICO - Em sua época, sua posição era a de centro-médio, o que hoje equivaleria à cabeça-de-área. Argentino, possuía qualidades bem diferentes das apresentadas pela maioria dos jogadores de seu país. Destacava-se pela classe e lealdade com que marcava seus adversários. Formou com Dema e Waldemar Fiúme uma linha média que marcou época.
PRINCIPAIS TÍTULOS - Paulista (50), Rio-São Paulo (51) e Mundial Interclubes (51)

ÍNDICE




CRAQUE - LUIZÃO
POSIÇÃO - ATACANTE
NOME - LUIZ CARLOS GOULART
DATA DE NASCIMENTO - 14/11/75
LOCAL - RUBINÉIA (SP)
HISTÓRICO - Chegou ao Palmeiras em outubro de 1995, vindo do Guarani, mas só pôde estrear em janeiro do ano seguinte. Teve uma ótima passagem pelo clube até ser negociado, em 1997, com o La Coruña espanhol. Disputou 88 partidas pelo Palmeiras e marcou 56 gols.
PRINCIPAL TÍTULO - Paulista (96)

ÍNDICE




CRAQUE - LUISINHO
POSIÇÃO - ATACANTE
NOME - LUÍS ALBERTO DA SILVA LEMOS
DATA DE NASCIMENTO - 03/10/51
LOCAL - RIO DE JANEIRO (RJ)
HISTÓRICO - Irmão mais novo de César Lemos, o César "Maluco", que brilhou no Palmeiras nas duas "Academias", Luisinho chegou ao clube, em 1984, graças aos inúmeros gols que marcou pelo América-RJ, do qual aliás, é o maior jogador da história.
E até fez relativo sucesso, mas acabou sucumbido diante das pressões que o Palmeiras sofria numa época sem títulos. Jogou apenas um ano no Verdão, mas este tempo foi suficiente para inscrever seu nome na história do clube.

ÍNDICE




CRAQUE – LUIZINHO
POSIÇÃO – PONTA-DIREITA
NOME – LUIZ MESQUITA
HISTÓRICO – Jogou nos tempos ainda do Palestra Itália, mas teve certo destaque. Entrou para a história em 1942 quando, já defendendo o São Paul, comandou a retirada do time tricolor do gramado do Pacaembu na histórica decisão do Campeonato Paulista de 1942, contra o recém-nascido Palmeiras.
PRINCIPAL TÍTULO – Paulista (40)

ÍNDICE