Por Eduardo Luiz, da Redação PTD - 25/07/2016 - 18:43h.
Análise do Vitão: Mantendo o Foco
Saudações Palestrinas!

Uma famosa frase de Edmund Burke faz todo o sentido neste momento: “Aqueles que não conhecem a história estão fadados a repeti-la”.

Em 2004 o Palmeiras liderava o Campeonato Brasileiro, desde o início da temporada sofreu com um assédio muito grande em cima do Vagner Love.

Após o jogo contra o Paraná Clube fora de casa o Atacante foi vendido para o CSKA e apesar de termos terminado o campeonato em quarto lugar, não tivemos melhor sorte por falta de uma reposição à altura para o nosso ataque.

Em 2009 foram vários fatores que fizeram com que nós sucumbíssemos no campeonato, deixando de erguer a taça mais fácil de nossa história.

Após liderarmos boa parte do campeonato, em um momento crítico sofremos por lesões; em especial de Maurício Ramos e Cleiton Xavier. Muricy mudou totalmente o sistema defensivo, passando de um 4-4-2 para um 3-5-2 após a contusão do Maurício Ramos e passamos a jogar com um meio de campo mais defensivo após a saída de Cleiton Xavier, padecemos em especial pela falta de um meia.

Após estas breves e tristes lembranças voltamos a nossa realidade. Somos líderes isolados e não acho que temos motivos para alardes, mas sim, temos que ligar o sinal de alerta.

O campeonato é longo, sabemos que oscilações devem ocorrer e que isso provavelmente vai acontecer com todos os times, porém, não podemos incorrer nos erros do passado.

Temos um grande e qualificado elenco, mas sabemos que infelizmente eventos não previstos como por exemplo: contusões, convocações e quedas de rendimento individuais vão ocorrer!

Moisés está fazendo um campeonato muito bom e a sua ausência nos prejudicou demais no jogo contra o Atlético – MG, muito mais por exemplo do que Gabriel Jesus que serve a seleção olímpica.

Cleiton Xavier foi muito bem marcado no jogo de ontem, desta forma ficamos sem ligação meio-campo x ataque. Moisés tem um ótimo lançamento e como temos atacantes rápidos poderíamos ter nos aproveitado deste tipo de jogada.

Cleiton Xavier é um jogador útil, muito bom nas assistências, mas não é protagonista! É um ótimo jogador para ser coadjuvante em um bom time.

A pergunta que faço é a seguinte: Contaremos com Moisés durante o restante do campeonato? Não é muito arriscado dependermos apenas dele para a criação deste time?

Fizemos uma partida ruim, ainda assim fomos melhores durante o jogo todo, o Atlético teve apenas duas chances durante a partida: A primeira depois de uma falha bisonha do Vitor Hugo e a segunda na jogada bem trabalhada que originou o único gol da partida.

Erramos ao tentar colocar bolas altas na área com um ataque baixo em campo, se iríamos atuar desta maneira, por que o Cuca não começou o jogo com o Barrios? Cruzar bola alta para Dudu, Guedes e Eric é dar murro na ponta de faca.

Vejo muitos torcedores pegando no pé do Barrios, não concordo com isso. Ele realmente está devendo, mas para começar a mudar a opinião de alguns torcedores ele precisa estar em campo. Não sei se o Cuca está com algum problema pessoal com ele, porém é inadmissível deixa-lo no banco de Alecsandro ou Leandro Pereira.

A insistência do Cuca em colocar o Dudu como meia chega a ser incompreensível, com ele no meio campo, perdemos um atacante e temos um meia que não funciona! Não dá certo! Não dá para insistir com este improviso.

Destaco na partida de ontem a segurança que o Vagner demonstrou no gol e a boa vontade de Jean e Erik; Cleiton Xavier e Roger Guedes não foram bem.

Pensando em campeonato o resultado infelizmente é normal, porém, não é o que os jogadores deveriam falar ao sair do campo, infelizmente a vitória contra o Inter deixou o time com a sensação do dever cumprido cedo demais.

Temos que ter foco e encarar cada partida como uma final, assim como foi falado desde o início do campeonato pelo Cuca.

Por fim, acredito sim que o Gabriel Jesus não vá sair durante o campeonato Brasileiro, porém, acho que a blindagem do garoto é algo que deve ser feito pela diretoria. Até o momento não vi ninguém se manifestando contra todo o estardalhaço feito pela imprensa. Ele não pode perder o foco!

Temos mais três finais para terminar o primeiro turno, acredito no time e no técnico, no entanto espero que a diretoria faça a sua parte: Suprindo a carência no elenco, protegendo o nosso patrimônio e fazendo com que o time mantenha o foco!

Um grande abraço!

Vitão
 
Vai comentar? Leia e respeite nossas regras
 
comments powered by Disqus
 
Os comentários feitos neste espaço não representam a opinião do Palmeiras Todo Dia. A responsabilidade sobre eles são de seus respectivos autores.
 
Palmeiras Todo Dia | O Site Oficial do Torcedor Palmeirense!

 

 
 
 
 
ENQUETE
 
Untitled Document
 
 
 

Palmeiras Todo Dia - O Site Oficial do Torcedor Palmeirense!