Números para NÃO renovar o contrato do Márcio Araújo! (19/08/2013)
 
O volante Márcio Araújo se apresentou ao Palmeiras no dia 5 de janeiro de 2010, então com 25 anos, o volante custou R$2 milhões ao Palmeiras.

Desde então, o jogador já jogou 229 partidas pelo Palmeiras, a maior parte do tempo como titular absoluto dos técnicos Muricy Ramalho, Luis Felipe Scolari e mais recentemente, de Gilson Kleina.

Márcio Araújo tem sido um dos jogadores mais questionados pela torcida desde 2010. Para muitos torcedores (Eu!!!), ele representa o período de maus resultados obtidos pelo Palmeiras, que culminou no rebaixamento para a Série B em 2012.

No período em que Márcio Araújo esteve no Palmeiras, o clube levantou apenas uma taça, de campeão da Copa do Brasil. Curioso lembrar que, na fase decisiva da competição, Márcio Araújo foi sacado do time titular para o zagueiro Henrique exercer a função de volante.

Em 2013, foram colocados à disposição da comissão técnica alguns bons volantes: Charles, Denoni, Marcelo Oliveira, Souza, Léo Gago e mais recentemente, Eguren. Ainda é possível contar com Henrique e Vilson, zagueiros de origem, com boas experiências como volantes.

Era a minha esperança (e de boa parte da torcida) de vê-lo negociado ou, pelo menos, no time reserva. Porém, o que vemos, é que Márcio Araújo continua titular absoluto da equipe!

O que será que os técnicos vêem no Marcinho “Gente Boa” que nós torcedores não vemos? O que dizem os números desse jogador em 2013? As estatísticas justificam a presença dele no time titular?

a) Presença em Campo

- Márcio Araújo é o jogador que mais vestiu a camisa do Palmeiras em 2013:



- O volante jogou 38 dos 43 jogos realizados pelo Palmeiras, sempre como titular!
- Márcio Araújo foi substituído em 5 jogos, abaixo relatados:



- Impossível chamar de coincidência o fato de que em 4 dos 5 jogos, o Palmeiras buscou o resultado após a saída do Márcio Araújo!!!

b) Gols

- Nos 229 jogos que fez com a camisa do Palmeiras, Márcio Araújo marcou apenas 7 gols. A média dele é marcar um gol a cada 33 jogos!
- Nesse aspecto, o ano de 2013 está excelente para o jogador. Marcou 3 gols no Campeonato Paulista de 2013:



- Ainda que esteja em um ano iluminado para fazer gols, Márcio Araújo não tem o mesmo destaque de outros defensores, como Henrique e Charles, que dividem a vice-liderança da artilharia do time, com 5 gols.

c) Cartões

- Márcio Araújo tem fama de bom moço. Indisciplina não é seu ponto fraco, levou apenas 2 cartões amarelos em 38 jogos.
- Ainda sim, o jogador foi responsável por uma das cinco expulsões sofridas pelo Palmeiras no ano.



- O jogador foi expulso na partida contra o Sport-RE, em 8 de junho de 2013.

d) Desempenho da Equipe

- O Palmeiras jogou 43 partidas na temporada. Márcio Araújo esteve em campo na maioria: 38 partidas ou 88,3%.
- Apesar da amostra ser pequena, interessante observar que, nos 5 jogos que Márcio Araújo não jogou o desempenho do time foi superior ao desempenho das partidas em que ele jogou:

 
Os números acima fundamentam a seguinte conclusão:

Márcio Araújo não merece a renovação de seu contrato, muito menos pelo salário de R$170 mil que recebe por mês !!!

Saudações Alviverdes!
Flavio
DataPorco.com

comments powered by Disqus
acesso rápido
 
 
 
 
 

Palmeiras Todo Dia - O Site Oficial do Torcedor Palmeirense!