Palmeirenses online  
    .: PTD
  Página Inicial
  Fórum
  PTD no Twitter
  PTD no Facebook
  PTD Mobile
  PTD na mídia
  Quem somos
  Publicidade
  Fale com o PTD
  Webmail
    .: Seções
  Colunistas
  Vídeos
  O Setorista
  Ranking PTD
  Galeria PTD
  Enquetes
  PTD Ao Vivo
  Bolões livres
  Diversão
  Multimídia
  Especiais
  Promoções
  Entrevistas
  Papel de Parede
  Parceiros
    .: Palmeiras
  Notícias
  Campeonatos
  Dados e Jogos
  Elenco
  Comissão técnica
  História
  Estatísticas
  Uniforme
  Academia
  Títulos
  Rivalidade
  Curiosidades
  Ídolos
  Hino


O agora ex-goleiro Marcos concedeu entrevista coletiva no final da manhã de 11 de janeiro de 2012, uma quarta-feira, para falar sobre sua aposentadoria. Ao seu jeito, o camisa 12 se emocionou, fez todos rirem, agradeceu e até mostrou seu lado torcedor, prometendo cornetar o time.

Antes de começar a falar no lotado ginásio da Academia de Futebol, Marcos ouviu do presidente Arnaldo Tirone algumas das homenagens que o clube irá preparar, como imortalizar a camisa 12 (dentro do que estabele as regras dos campeonatos - em competições internacionaisl por exemplo, a numeração tem de ser de 1 a 25). O ídolo da torcida também receberá um título de sócio eterno, será embaixador da Arena, terá um busto, ganhará uma biografia e fará um amistoso oficial de despedida, além de ter diversos produtos licenciados.

Confira abaixo o que o Santo disse em sua despedida.

Agradecimentos

A gente sabe a dificuldade que é para se transformar em jogador profissional. Agradeço muito a Deus, a todos amigos, meus treinadores, ao Pracidelli que foi meu amigo durante esses anos. Não vou falar o nome de todos senão cometerei injustiça. Cheguei onde cheguei graças a todos.

Preparado para a vida fora do campo?

O torcedor do Palmeiras me emocionou muito nesses últimos dias. O Palmeiras pode contar comigo no que precisar. A gente tem um contrato, em alguma função que for exercer, quero estar preparado. Se o Palmeiras precisar de mim pra qualquer evento, estou sempre à disposição. Só o fato de deixarem as portas abertas pra eu vir a hora que eu quiser, já vai ser bom pra eu não ficar com muita saudade. Isso já é uma grande homangem nesse momento tão difícil.

A profissão

A gente está sempre concentrado, sempre jogando, mas é uma profissão maravilhosa. Só tenho a agradecer. Meus filhos terão um futuro melhor graças a isso. A gente paga um preço alto, não vê o filho crescer, mas está sempre bancando as melhores condições pros filhos serem felizes no futuro. Vou viajar um pouco com minha mulher, pois são 20 anos concentrado e está na hora de descansar um pouquinho.

Palmeirense em campo

Me identifiquei muito com a torcida pois reconheceram o torcedor que tinha dentro de campo. Muitas vezes deveria ficar quieto, mas sempre fui o Marcos. Sempre falei o que meu coração mandava, e essa foi minha maior marca dentro de campo.

Como decidiu parar?

Fui trabalhando ao longo dos anos. Estou anunciando minha aposentadoria faz 3 anos. Toda vez que o Palmeiras perdia eu falava "vou parar".

Com o Pracidelli, com o Felipão. A gente conversava desde o começo do ano, sobre as dores, os problemas no joelho, mas a decisão veio quando eu não conseguia mais entrar em forma. Eu, devido a dores, não tinha como entrar em forma, e joguei alguns jogos abaixo do esperado. Consegui jogar 30 partidas ano passado, sempre com muito sacrifício. Acho que o corpo tava pedindo arrego.

Carreira completa?

Talvez tenha faltado alguma coisa, menos vontade de alguém, principalmente dos jogadores. Parar com título é fundamental, mas ao mesmo tempo a gente teve a vontade. Eu termino feliz com minha carreira, fiz muita coisa boa, defesas maravilhosas, tomei frango... Minha carreira foi completa.

Eternizar a camisa 12

Fiquei muito feliz, mas é um pouco egoísmo querer um número só pra mim. Quando falaram disso pra mim e eu falei: 'Camisa 1 teve um monte melhor que eu, mas 12 acho que fui um dos melhores'. Só o fato de ter vestido a camisa do Palmeiras foi uma das maiores homenagens da minha carreira.

Quer um busto no Palestra?

O Palmeiras acha que deve pra mim, mas eu que devo ao Palmeiras. Sem o Palmeiras não seria nada. Graças ao Palmeiras está todo mundo hoje aqui prestigiando minha despedida. Não exigjo nada. Quem deve alguma coisa sou eu ao Palmeiras e à torcida, eles não devem nada a mim.

Personalidade forte fará falta ao futebol?

Vai ser difícil. Eu dava boas entrevistas. Me dava muito problema, mas sempre dormi tranquilo pelo menos. Hoje, vendo, falo: 'porque fui falar isso?', mas no dia, no momento, eu achava ser melhor assim.

O que fará agora?

Quero dar uma sossegada, ficar um tempo parado. Eu sempre falei bastante: 'quem não quer comprar um barco e usar  na praia? De que adianta ter o dinheiro se não tem tempo pra usar?' Tenho bastante projetos, muita gente me procurou, mas quero dar um tempo.

Dedicação ao Palmeiras

Tive que pedir muita desculpa. É difícil viver muito tempo no clube e ser simplesmente profissional. É difícil não gostar, não ter amor. Sempre cobrei muito isso dos jogadores, a gente representa 15 milhões de torcedores. Eu cobrava que fossem iguais a mim, mas todo muito tem direito de ser diferente.

Homenagens dos rivais

Sempre tive muito respeito a tocedores de qualquer equipe. Sempre recebi um carinho enorme. Tem certas coisas que você não compra. Tem coisas que você conquista sem querer, e eu conquistei respeitando meus adversários.

Procissão

Os caras são loucos. Estão de brincadeira. Minha mulher está ali sendada. Pergunta pra ela se devo ser canonizado. Mas é uma homenagem legal, fico com vergonha. Dão muito mais moral do que mereço, mas só tenho a agradecer.

Rei do pênaltis

O Palmeiras jogava muito Libertadores, e sempre tinha muita decisão por pênaltis, e isso consagra o goleiro. Agora tem os goleiros artilheiros, mas até então o gol do goleiro era o pênalti defendido. Acho que são 33 pênaltis defendidos. Goleiro quando pega muito durante o jogo fica confiante.

Pênalti de 2000

Pros Palmeirenses é a maior defesa. Hoje eu vejo a importância que teve. Sei que era um jogo importantíssimo, o time do Corinthians era superior. Sair como hero foi demais, mas no futebol todo mundo é importante.


Opinião da família

A minha mãe ficou muito triste, mas expliquei pra ela e ela entendeu. Meu pai (falecido em 2008) tenho certeza que está feliz. Ele era uma pessoa muito simpes. O que ele me ensinou era preservar o nome. E acho que fiz bem isso aí (nesse momento São Marcos não segura as lágrimas e é aplaudido).

O ídolo

Sou jogador de uma época diferente. O ápce era chegar num time grande, principalmente como Palmeirense. Então foquei nisso. A gente vai evoluindo na carreira, pensando em monte de coisas, mas tentei focar nisso: estou bem aqui, ganho bem e dinheiro não é tudo. A minha prioridade era estar sempre ao lado dos meus amigos e família. Precisava criar vínculo, pra ser sempre lembrado. Quando alguém falar do Marcos do Palmeiras todo mundo vai saber quem é.

Título é título

Ser campeão do mundo e da Série-B, pelo menos naquele momento, é igual. Claro que depois, no dia seguinte, você sabe a repercussão de cada um, mas o sofrimento que você tem dentro de cada competição, é igual.

Seleção

Pra mim foi fantástico disputar uma Copa. Eu não queria pois Rogério e Dida estavam voando, mas o Felipão confiou em mim. E acabei sendo campeão mundial. Cantar o hino nacional dentro de um estádio lotado é fantástico.

Jogo de despedida

A gente pensou num monte de coisa, mas vou deixar pro pessoal do marketing decidir. Quem sabe Palmeiras x Corinthians do ano 2000, ou contra o Deportivo Cali, ou com meus amigos que jogaram comigo durante todos esses anos.

Marcos torcedor. Corneta?

Agora que estou sem contrato vou lá na Arquibancada cornetar! O Palmeiras tem um bom time, mas é aquilo que falei, e espero que me entendam: talvez o Corinthians no ano passado não fosse o melhor time no papel, mas era o mais unido, mais raçudo, tinha o melhor conjunto. Futebol é difícil dar palpite. Vamos esperar pra ver como o Palmeiras vai começar no Paulistão, mas como Palmeirnese a gente acredita que possa fazer um ano melhor.

Cogita ser treinador?

Tô fora! Você treinar o time durante toda semana e depois chega no jogo a torcida te chama de burro? Deve ser muito difícil.

Referências

Meus ídolos eram Zetti, Velloso, Ronaldo, Taffarel, os goleiros da época, pois goleiro consegue gostar de outro goleiro, mesmo que de outro time. O dia que cheguei pra treinar aqui e vi o Velloso, quase que morri. Vi grandes goleiros, mas meu grande ídolo era o Velloso.

Mensagem ao torcedor

Queria agradecer pelo carinho e pela moral nesses anos todos. Quantas vezes cometi erros, e depois ouvia que era o melhor goleiro do Brasil. Sempre foi uma relação de muito carinho, muito respeito. Tentei apaziguar muita coisa aqui. A única coisa que tenho a dizer é muito obrigado. Eu que tenho que agradecer. Jamais a torcida tem que agradecer. Sem a torcida e o clube eu não seria nada. Espero que tenha cumprido bem meu papel. Espero poder fazer um pouco mais pela torcida fora do campo
.

Clique aqui e acesse a página de São Marcos no PTD.


  .: Autenticação
Usuário:
Senha:
  
Salvar senha
  .: Enquete PTD
  Untitled Document
  .: Acesso Rápido

 
  .: Apoio