Imortais (15/04/2013)
 


Mais de cem anos e o episódio do Titanic continua na lembrança da sociedade mundial.

Cento e um anos após o seu naufrágio - abril/1912 -, o Titanic resgata a identidade de seus supostos algozes e oferece a eles um descanso compatível com a realidade dos fatos.

Não vamos nos estender - não é esse o nosso objetivo -, mas o Titanic afundou e a responsabilidade - real - residiu na força que a natureza produziu diante do homem. 

Porém, ao contrário do Titanic, outras embarcações afundaram e preferiram - por intermédio de seus tripulantes - esquecer tais acontecimentos. Quanto aos passageiros ... Coube aos seus familiares apaixonados contarem seu mortos e prejuízos.

Contudo, no futebol, ao contrário do cotidiano da comunidade mundial, a morte se permitiu negar e a vida ressurgiu com intensidade. E os homens palestrinos, trajando verde e branco, responderam às suplicas do povo nascido nas terras altas - estruturas de cimento armando - e trouxeram de volta o orgulho de ser esmeraldino.

Mas quanto tempo a "Sociedade Esportiva Palmeiras" resistirá ao ataque inimigo e transformará água em vinho? Quanto tempo resistirá o sangue alviverde nos olhos? Quanto tempo a coragem de nossos guerreiros de chuteiras manterá a faca entre os dentes?

Pouco importa, amigo torcedor, se a vitória nascerá à fórceps ou será fruto de parto normal. Importa-nos, sim, que o respeito alheio seja reconquistado.

Perceberam que o termo "mediocridade" deixou de ser utilizado? Hoje, a despeito do sofismo, ouvimos diariamente sobre o heroísmo palmeirense.

Entretanto, a etimologia da palavra é clara. Ouça "mediocridade" e entenda como algo "mediano". Eu prefiro que seja assim.

Prefiro que os nossos jogadores sejam coadjuvantes, desapercebidos e aos olhos marejados da "Sociedade", um "exército de competência". Imortais!


***

O escritor e colunista Catedral de Luz nasceu na turbulenta década de 60 e adquiriu valores entre as décadas de 70 e 80 que muito marcaram sua personalidade, tais como Palmeiras, Beatles, Letras, Espiritismo e História.... Amizades ... Esposa e Filha.

Os anos 90 ensinaram-lhe os atalhos, restando ao novo século a retomada da lira e poesia perdidas.


comments powered by Disqus
acesso rápido
 
 
 
 
 

Palmeiras Todo Dia - O Site Oficial do Torcedor Palmeirense!