PALMEIRAS: ATAQUE PROMISSOR, DEFESA COMPROMETEDORA (05/04/2009)
 

Amigos Campeões do Mundo,

Esta coluna também será bem objetiva e irá diretamente aos pontos nevrálgicos dos problemas deste atual elenco.

Gostaria que todos entendessem o que pretendo expor e o intuito é CONSTRUTIVO e para o BEM do nosso PALMEIRAS.

Na partida em Itápolis, várias coisas começaram erradas.

Como a FPF permite que o preparador de goleiros do Oeste exerça a função de “gandula de recados”, atrás da meta do goleiro Everton e lá ficar passando orientações para o mesmo ?

Quanto ao jogo, o PALMEIRAS entrou com uma escalação defensiva, bem diferente daquelas que o treinador Luxemburgo tem por hábito escalar.

Uma partida em que o time demonstrou, além do desentrosamento, muita falta de qualidade nos passes, apesar das iniciativas que aconteceram no ataque logo no início do jogo.

Com essa escalação, Keirrison ficou isolado no ataque, o que facilitou a vida dos zagueiros do Oeste.

Marcão, Maurício Ramos e Jumar, horríveis, em um time que vem atuando com várias improvisações.

Já não bastassem os “enxertos” na lateral-direita, na zaga e no meio campo.

Na segunda etapa, logo em seu começo, numa das falhas de marcação desses jogadores “enxertados”, o time do Oeste abriria o marcador com a maior tranqüilidade através do desconhecido Ademar em jogada do também desconhecido Nei Paraíba.

Notou-se que o time perdeu o equilíbrio e em vários ataques não teve a capacidade para empatar o jogo.

O PALMEIRAS chegou ao empate aos 26 minutos, numa falta cobrada por Marquinhos, Maurício Ramos na pequena área, teve a sorte de fazer com que a bola entrasse e para a sorte do próprio PALMEIRAS, que conquistou um ponto fora de casa.

Ainda vamos analisar esse elenco do PALMEIRAS nesta coluna.

Neste domingo, no Palestra Itália, o PALMEIRAS com o apoio de mais de 12 mil TORCEDORES, enfrentou o Botafogo de Ribeirão Preto.

Vimos no primeiro tempo, um PALMEIRAS um tanto perturbado dentro de campo, principalmente por não conseguir furar o bloqueio imposto pela defesa botafoguense, numa evidente proposta defensiva.

Jumar não acertava cruzamentos, cometeu faltas e não estave nada bem, o que tem sido sua marca registrada. Ele foi sacado por Luxemburgo e cedeu o lugar para o Evandro.

Enquanto o ataque tentava alguma coisa, sem êxito, a defesa do nosso querido VERDÃO dava demonstração não apenas de insegurança, mas de um desentrosamento, falta de atenção e de qualidade.

Esse problema crônico do sistema defensivo foi bem simbolizado no gol marcado por Betão, numa cobrança de falta, onde sem a menor pretensão, contou com o mau posicionamento do goleiro Bruno, que muito adiantado, foi encoberto.

Um gol que poderia ser evitado.

Na segunda etapa, Luxemburgo substituiu Lenny por Ortigoza, uma vez que o atacante paraguaio já havia demonstrado ter melhor poder de finalização.

E a sua entrada foi altamente benéfica ao PALMEIRAS, pela fato de Ortigoza ser objetivo no ataque, além de jogar com muita disposição e vigor, cujo futebol é muito semelhante ao do Kleber, hoje no Cruzeiro.

Até Cleiton Xavier parece ter se achado dentro de campo e exercer a função de armador. Arrematou duas vezes ao gol da Pantera da Mogiana com relativo perigo.

Por volta dos 12 minutos, o mesmo Cleiton Xavier fez uma boa jogada para Ortigoza que chutou quase que “deitado” pelo lado direito, empatando a partida.

Esse gol parece ter “RELIGADO” os laterais Fabinho Capixaba e Jefferson e despertado Keirrison e Diego Souza.

E, após dois minutos do gol de empate, Diego Souza fez ótima jogada pela esquerda, dentro da grande área e chutou com muita convicção para as redes botafoguense, virando a partida para 2x1.

A partir daí, o placar só não foi maior em razão de Keirrison não estar com sorte, onde desperdiçou 3 gols que habitualmente ele não perde. Ao menos ele apareceu como o centroavante de outros jogos.

Na verdade a IMPRENSA IMBECIL, numa atitude PLANEJADA, desestabilizou o Keirrison naquela “comparação” com o Ronaldo, mas esse episódio precisa ser superado, pois o seu futuro NÃO DEPENDE desses IMBECIS.

Podemos dizer que no segundo tempo o ataque do PALMEIRAS justificou a liderança da primeira fase. Que bom!

Infelizmente, não podemos dizer o mesmo sobre a atual defesa do VERDÃO.

Extremamente insegura e estabanada, com pouquíssima técnica, causa MOMENTOS DE DESESPERO ao TORCEDOR PALESTRINO.

A bola recuada para o goleiro Bruno, que quase permitiu o empate do Botafogo, foi ALGO TENEBROSO de se ver.

A maneira como atua essa zaga, parece ser de um time que está quase na lanterna, lutando para não ser rebaixado.

Peço a todos que me perdoem por esse desabafo, mas com toda a sinceridade, ficou mais do que EVIDENTE que o PALMEIRAS precisa REFORÇAR o seu sistema defensivo com DOIS ZAGUEIROS DE QUALIDADE.

Caso contrário, o que aconteceu nos jogos finais do Campeonato Brasileiro de 2008 irão se repetir e COMPROMETER as pretensões de inclusive DISPUTAR O TÍTULO do Campeonato Brasileiro.

A Traffic, teria dito que os atuais zagueiros foram indicados por Luxemburgo, mas essa responsabilidade precisa ser DIVIDIDA com a Gerência de Futebol e Diretoria de Futebol.

TRAGAM QUANTO ANTES esses ZAGUEIROS que hoje INEXISTEM nesse elenco.

PELO AMOR DE DEUS, Diretoria, não tirem o Mustafá do formol !


Agora o PALMEIRAS enfrentará o Sport em Recife, num clima de Segunda Guerra Mundial, armada pelos seus Dirigentes e Torcedores.

Isso é muito triste, pois é incompatível com o autêntico campeão brasileiro de 1987 e atual campeão da Copa do Brasil.

Problemas extra campo à parte, não resta dúvidas que os jogos diante do Sport serão complicados e difíceis para o PALMEIRAS, pelos atuais problemas existentes na defesa.
 
Idem para os jogos das Semi Finais diante do Santos FC pelo Paulistão.

É bem verdade que com o desmanche ocorrido em 2008, foi preciso REMONTAR quase todo o time.

Li em alguns sites PALMEIRENSES, que o atual time do PALMEIRAS é um “timeco”, NÃO CONCORDO.

Mas SEM DÚVIDA carece de um bom Lateral-Direito (quase que do nível de um ARCE), de dois Zagueiros (quase que do nível de um HENRIQUE e de um CLÉBER), de um Segundo Volante de criação (quase que do nível de um CÉSAR SAMPAIO) e de um Meia Ofensivo (quase que do nível de um ALEX).

Atentem para o “QUASE DO NÍVEL”.

Deste modo, se fizermos uma escalação “DIDÁTICA” com esses reforços, teríamos um time assim:

Marcos, Lateral Direito quase nível ARCE, Zagueiros quase nível HENRIQUE e CLÉBER e Armeiro, Pierre e Segundo Volante quase nível CÉSAR SAMPAIO, Diego Souza, Meia Esquerda quase nível ALEX, Keirrison e Ortigoza.

Um elenco APTO para DISPUTAR TÍTULOS, como TODOS QUEREMOS.

Muitos poderão dizer que tudo isso é “UTÓPICO”.    Será que é ?

Pela GRANDEZA do PALMEIRAS e com a NOVA MENTALIDADE dos atuais Dirigentes, IMPOSSÍVEL é retroceder para tempos onde “ERA PROIBIDO FAZER LOUCURAS” e GASTAR ABSURDOS com jogadores RUINS E CAROS.

 
:: COMENTANDO FRASES DOS COMENTÁRIOS DA COLUNA ANTERIOR


Prezados amigos leitores,

Seguem abaixo os comentários da coluna anterior. Outra vez eu peço a todos evitarem termos ou palavras de baixo calão, pois não serão citados em nem comentados.

Agradeço a compreensão de todos.

29/03/2009 às 16h48 - torcedor
“Djalma, poderia me informar se tem procedência as informaçoes do site futebolinterior que os zagueiros Betao e Breno alem do volante maldonado e dos laterais Coelho e Leo Moura estariam proximos do palmeiras.E do site lancenet que o verdao estaria novamente interessado no lateral Vitor.”

DV: Caro Torcedor, eu desconheço qualquer procedência ou veracidade desses nomes divulgados, mas não tenha dúvida que todos são bons nomes, exceto esse Leo Moura, que estava naquele elenco de 2002, de triste lembrança para todos nós. Mas as informações desses sites que você viu, principalmente do Lancenet é altamente duvidosa e especulativa.
Muito obrigado por comentar a coluna e um abraço "parmerista" a você !

29/03/2009 às 17h11 - fjcastelani
“Seu comentário vem de encontro ao que penso, tenho o Palmeiras uma das minhas paixões, mais sei olhar para o contexto com razão e não com emoção, parabéns por esta postura impar diante de assuntos que muitos preferem não comentar ou não ver, por terem uma paixão cega.”

DV: Caro Fjcastelani, jamais podemos deixar a emoção sobrepor a razão pois decisões não podem ser tomadas por impulsos. Como já dito, temos que ser realistas, críticos dos equívocos cometidos, mas sem destruir um trabalho que pode lá na frente atingir o objetivo e sucesso planejado !
Agradeço-lhe por comentar a coluna e um fraterno abraço PERIQUITO a você !

29/03/2009 às 17h15 - Tadeu Braga
“É duro ver essa zaga. O pior é que vendemos o Henrique. Contratemos, pois, com a urgência que o caso requer, um zagueiro digno das hostes alviverdes de Parque Antárctica.”

29/03/2009 às 17h40 - Renato Lucchi Di Leo
“defesa precisa de jogadores melhores
Olá Djalma, não é de hoje que podemos notar que a defesa do Palmeiras tem sido seu ponto fraco, falhou nos jogos mais importantes como os 2 da Libertadores...”

29/03/2009 às 18h07 - renansep
“a nossa defesa tem sido responsavél pelos vacilos do verdão no campeonato,e digo mais o palmeiras precisa de reforços de alto nível pra essa posição...”


29/03/2009 às 18h49 - Roniersantos
“de tudo o que foi abordado por você o que mais mexe com os meus nervos é ver o Jéci em campo pois nada pior é que se ter um inimigo na trincheira e o o Jeci age assim pois quando menos se espera ele apronta uma nova, tomara que o grande estoque de pasciência do Luxemburgo...”


29/03/2009 às 18h44 - Lucas Ferraroni
“defesa
Realmente muito preocupante a defesa do Palmeiras. Maurício Ramos e Danilo são fracos. Acho o Maurício melhor q os 2 e ele continua na reserva. Não consigo entender pq. Tb difícil esquecer a saída do Gustavo, q seria muito útil e é bom, apesar de não ser brilhante.”

30/03/2009 às 03h46 - Edvaldo
“Não temos defesa
Pelo amor de Deus. Vamos entrar em campo com 10 jogadores, mais o Maurício Ramos não pode vestir nossa camis. Marcão não é lateral. Também não é zagueiro...”


30/03/2009 às 06h35 - RafaJaú
“Bolas alçadas na área do Palmeiras, são para nós hoje, piores que pênalti.”

30/03/2009 às 06h37 - Michel - Curitiba
“culpa do luxa que mandou o gustavo e todo o seu poder na zaga para um rival de libertadores...”

30/03/2009 às 08h59 - Mauro Venturini
“Realmente JESSIMO!!!!! é pior que os que vc comparou...”

30/03/2009 às 14h09 - Sergio Marangone
“Não vai ser o LUXA que vai consertar a defesa
O Luxa Não entende nada de consertar defesas ele entende do meio pra frente e olha lá heim!”

30/03/2009 às 15h04 - Sergio Edo
“Sistema Defensivo
Caro Djalma:Concordo plenamente que se não arrumarmos a defesa neste momento corremos o risco de perdermos tanto o Paulista quanto a Libertadores que está mais difícil.A nossa defesa não resiste a menor pressão tomando gols no início dos jogos pondo abaixo toda a estratégia treinada durante a semana.’

30/03/2009 às 17h45 - Paulinho Juliati
“nossa defesa é uma das mais fracas da história do Palmeiras...”

DV: Prezados Tadeu, Renato, Renansep, Roniersantos, Lucas, Edvaldo, RafaJaú, Michel - Curitiba, Mauro, Sergio Marangone, Sergio Edo e Paulinho Juliati, como todos vocês comentaram, infelizmente é inquestionável que a nossa defesa é SOFRÍVEL. Tem pecado em lances elementares. Realmente cada escanteio ou cruzamento é tão assustador como um pênalti e precisa de forma urgente de dois zagueiros técnicos e de qualidade, como era o Henrique, que no meu entender foi negociado de maneira equivocada pois com ele a zaga do PALMEIRAS atuava como há muito tempo não víamos. 
Muito obrigado por comentarem a coluna e um super abraço ALVIESMERALDINO a vocês !


29/03/2009 às 18h03 - Simone
“Este filme eu ja vi
Ola Djalma, estou ca de Miami comentando sua coluna. Mal cheguei e ja procurei a Internet para saber do jogo e ver se ja tinha sua coluna. Pode dizer que o K9 não vai ser negociado, mas que o cara esta devagar em campo, ah isso ele esta.....”

DV: Prezada Simone, fico muito grato, mesmo tão distante, prestigiar o site PTD e minha coluna. Ainda bem que você não estava por aqui no último domingo...
Quanto ao Keirrison, ele é um talento, mas ainda muito jovem e precisa ser trabalhado psicologicamente par não cair nas artimanhas da “impresinha imbecil”, como fizeram antes da partida contra o Sccp, ao fazerem uma “comparação forçada” entre ele e o Ronaldo.
Essa comparação IRRESPONSÁVEL e PLANEJADA por MAL INTENCIONADOS, prejudicou o K-9, pois coincidência ou não, foi daí que ele teve uma queda no seu futebol, mas esse episódio precisa ser superado, pois o seu futuro NÃO DEPENDE desses IMBECIS.
Eu lhe agradeço por comentar a coluna e um forte abraço PALESTRINO a você !


29/03/2009 às 19h38 - _otávio
“concordo PLENAMENTE com os reforços necessários. no caso seria mais ou menos um MAURO GALVÃO, um ARCE, e um ALEX?”

30/03/2009 às 03h35 - LITO
“Não Temos Beques, Não Temos Lateral-Direito E Falta Um 10”

30/03/2009 às 03h41 - Alexandre Cardoso
“...para um clássico, no morumbi, perdendo o jogo, nossas armações, pela direita eram feitas, sem quaisquer resultados, pelo JUMAR!! Isso mesmo, JUMAR!! Poxa, ele não acerta um passe de meio metro, quem dirá um cruzamento. Não acertou absolutamente nada !! Pelo amor de Deus !! Nosso time é penso à direita...”


DV: Caros Otávio, Lito e Alexandre, como já analisado e comentado por vocês, o atual elenco tem “enxertos” na lateral-direita, zaga e meio de campo, o que é altamente inviável para jogos decisivos!
Quanto ao Jumar, a cada dia ele nos convence que é um jogador para ficar no banco de reservas e olhe lá.
Grato por comentarem a coluna e um especial abraço SUPERVERDE a vocês !


29/03/2009 às 19h30 - Amato
“acho que não mais é necesário arrumar a casa (ENTENDA-SE DEFESA)para esse Paulista, pois fiquei sabendo que o título já está "arrumado" para o Ronalducho e, de sobra, para o time dos gambás.”

DV: Caro Amato, eu já ouvi esse comentário e foi de várias pessoas que torcem para vários times.
Não é de SE DUVIDAR, pois depois do que vimos em 2005 e mesmo em 2008, NADA É IMPOSSÍVEL. E que pena se isso confirmar, pois quem perde com isso é o próprio futebol, que a cada dia está cada vez mais DECADENTE em todos os aspectos.
Meus agradecimentos por comentar a coluna e um imenso abraço ESMERALDINO a você !

30/03/2009 às 02h30 - Kuro  
 elenco
Como pode nos jogos mais importante o novo elenco da um vacílo. Como faz falta uns jogadores como Valdivia,Henrique e Kleber.

DV: Prezado Kuro, infelizmente, hoje concluímos que as negociações do Valdívia e do Henrique foram equivocadas. Quanto ao Kleber, que faz muita falta, foi conseqüência da MAL CARATISMO dos dirigentes do Dínamo de Kiev, que o usou como “MOEDA DE TROCA” na venda do bom atacante Guilherme, uma proposta indecente do tipo “É PEGAR OU LARGAR”.
Obrigado por comentar a coluna e um grande abraço ALVIVERDE a você !

 

30/03/2009 às 06h16 - Erquimedis Trentino Junior
“ate quando vamos assistir jogos do Verdão com os goleiros usando camisas com a logo da Fiat por baixo e da Sansung por cima.”


DV: Caro Erquimedis (é o seu nome mesmo?), sinceramente não reparei na existência desses logos. E antes de fazer QUALQUER JULGAMENTO PRECIPITADO, vou observar e acho que todos deveriam fazer o mesmo.
Meus agradecimentos por comentar a coluna e um forte abraço VERDE E BRANCO a você !

30/03/2009 às 06h58 - Alexandre Cerqueira  
 a culpa é do luxa
ja venho dizendo há tempos, desde quando luxa desmontou o time 2008 , esse atual é um time fraco, e Luxemburgo esta cada vez mais confuso, a torcida esta iludida com esse cara, não vamos ganhar nada com ele. Dorival Junior é o melhor nome para o Palmeiras,
DV: Prezado Alexandre, quanto ao desmanche ocorrido em 2008, não podemos creditá-las somente ao Luxemburgo. Tal falto precisa ter as responsabilidades divididas, por mais bem intencionada que a atual Diretoria de Futebol seja, se comparada com outros tempos.  Quanto ao Dorival Junior, eu entendo que há nomes muito melhores do que ele. Mas aqui no Brasil, melhor que o Luxemburgo só o Muricy. 
Muito obrigado por comentar a coluna e um abraço "parmerista" a você !


30/03/2009 às 12h57 - Nilson da Silva
Se já não bastasse os corneteiros do Palestra Itália, Agora também temos os corneteiros da imprensa, que não cansam de esculhambar com o Palmeiras, e o pior ninguém sabe a serviço de quem,precisamos cobrar da diretória do Palmeiras alguma atitude, pois está impossível ouvir assistir ou ler notícias sobre o Palmeiras,ontem assistindo o programa mesa redonda fiquei perplexo com os comentários do Sr Chico Lang Flavio Prado e Wanderley Nogueira, que insinuaram que a Potuguesa esta sendo beneficiada pela arbitragem a favor do Palmeiras na semi-final, que absurdo, ainda bem que existe Sites como esse.

DV: Caro Nilson, eu não sei como você “consegue” assistir a um “programinha” tão medíocre. Já faz muito tempo que eu deixei de assistir, ouvir ou ler “notícias” de veículos que NÃO TÊM COMPROMISSO COM A ÉTICA!
Faça o mesmo!
Agradeço-lhe por comentar a coluna e um fraterno abraço PERIQUITO a você !

30/03/2009 às 16h14 - Tuta
Com certeza, os "árbitros" que tanto nos prejudicam e ajudam o spfw sao MAL INTENCIONADOS ...


DV: Caro Tuta, tais “senhores do apito” prejudicam e muito o PALMEIRAS.
Mas ajudam só o Spfc ?
Muito obrigado por comentar a coluna e um super abraço ALVIESMERALDINO a você !


29/03/2009 às 17h32 - Catedraldeluz
"Momento chave para arrumar a casa"
Sinceramente menosprezamos as próprias forças. A coragem foi dosada. Jogo contra rivais não pode ser exemplo de economia. Espero que o jogo de sábado tenha sido uma amostra do que não se pode fazer na próxima fase, e que tudo mais tenha sido parte de uma estratégia. Do que, eu ainda não pude vislumbrar

DV: Prezado Catedral, não sei se só menosprezamos as próprias forças ou só dosamos a coragem. O fato, como já comentei, o time vem atuando com um lateral-direito, zagueiros e o segundo volante, todos improvisados, sem ainda contar que esse time precisa de um GRANDE COMANDANTE, um Meia Esquerda experiente, quase do nível de um Alex, pois o jovem e promissor Cleiton Xavier deveria entrar gradualmente nos jogos, para que não seja queimado sem a menor necessidade.
Eu lhe agradeço por comentar a coluna e um forte abraço PALESTRINO a você !


30/03/2009 às 06h05 - Lucas Diondo
O que eu não consigo entender é deixar o Saconi no banco e insistir tanto nesse tal de Evandro!

30/03/2009 às 07h13 - Adilson
Com o Dr. Luxa deixando o Jeferson e o Deyvid de fora e escalando essas babas?

30/03/2009 às 09h08 - Titá-Pindorama
acho que só, o luxa precisa dar chances pros zg paulo miranda e o mauricio, pro meia sacconi, pro volante souza...

DV: Caros Lucas, Adilson e Titã, Concordo com vocês. Já passou da hora do Deyvid Saconni ser mais aproveitado, uma vez que o Evandro já demonstrou que deixa muito a desejar sempre que joga.
Grato por comentarem a coluna e um especial abraço SUPERVERDE a vocês !

 :: CURTAS E GROSSAS

- Excelente o Vídeo Motivacional, de autoria do usuário PTD Murilo Dias, para os jogos contra o Sport.

- As partidas diante do Sport serão complicadas.

-  Idem contra o Santos FC.

- Eu confio no atual Ataque, mas a defesa tem comprometido em todos os jogos.

- QUATRO REFORÇOS somados ao atual grupo fará do PALMEIRAS um belo time !

- A imprensinha imbecil, numa atitude PLANEJADA, desestabilizou Keirrison naquela “comparação” com o Ronaldo, mas esse episódio precisa ser superado, pois o seu futuro NÃO DEPENDE desses IMBECIS.
 
- Infelizmente, boa parte da “Imprensa Convencional” (falada e escrita) visa UNICAMENTE DENEGRIR e TUMULTUAR o nosso querido PALMEIRAS, portanto BOICOTE NELES e, VALORIZEM a MÍDIA PALESTRINA, divulgada inclusive no Site Oficial da S.E. PALMEIRAS, através do link:

http://www.palmeiras.com.br/torcedor/links.asp

Dentre tantas, temos o nosso competente PALMEIRAS TODO DIA - PTD, a inimitável RÁDIO MONDO PALMEIRAS (Internet) e o imperdível RÁDIO PALMEIRAS, UMA PAIXÃO ALVIVERDE, todas às segundas-feiras às 21h, pela Rádio Imprensa FM – 102,5!
(www.radioimprensa.com.br) ou faça o download do programa através do link:
http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=324

Fui.

Saudações Alviverdes
Djalma Verdão[]

 
NOTA:

Todos têm o PLENO DIREITO de DISCORDAR INTEGRALMENTE dos textos desta coluna, mas NENHUM DIREITO em postar mensagens agressivas, provocativas e/ou com expressões de baixo calão, que ALÉM RASTREADAS, serão IDENTIFICADAS e DELETADAS pela Administração do Site PALMEIRAS TODO DIA.


comments powered by Disqus
acesso rápido
 
 
 
 
 

Palmeiras Todo Dia - O Site Oficial do Torcedor Palmeirense!