PLACAR CERTO NO CAMPEONATO ERRADO (01/06/2009)
 

Amigos Campeões do Mundo,

Pois é, na última quarta-feira, pelas quartas de final da Libertadores, o PALMEIRAS recebeu o Nacional de Montevidéu, em Palestra Itália.

Desde início da etapa inicial, o PALMEIRAS sofreu uma forte marcação na saída de bola pelo time uruguaio, impedindo, assim, de exercer qualquer pressão sobre ele.

Um pouco mais de 10 minutos de jogo, Marcos fez uma grande defesa, evitando que o clube da “República Oriental” abrisse o marcador.

A tensão tomou conta do grupo PALESTRINO e aos 24 minutos, o treinador Luxemburgo fez dupla substituição, colocando Marquinhos no lugar de Fabinho Capixaba e Obina no lugar de Souza.

Mesmo assim, o Nacional continuou dominando a partida, obrigando Marcos a praticar, pelo menos, duas importantes defesas.

E o mais incrível aconteceu aos 41 minutos, quando Keirrison, livre pela direita, chutou corretamente ao gol mas a bola saiu rente à trave oposta, um lance emblemático de como o K-9 estava com algum tipo de feitiço ou “olho gordo”, pois não é do seu feitio perder gols assim, como já acontecera diante do Sport com duas bolas incríveis chutadas na trave.

Na segunda etapa, o PALMEIRAS assumiu o comando da partida.

Impossibilitado de ir ao Palestra Itália, acompanhei pela Sportv, mas com o volume em “OFF”, pois só de não ouvir as tradicionais abobrinhas de Milton Leite, André Rizek e Renato Marsiglia e, além de aliviar 50% o “stress”, é possível pela imagem ver o que efetivamente está acontecendo em campo pois, modéstia à parte, felizmente minha inteligência supera esses 3 cabeças de bagres da CARA TV Paga, mas de baixíssima qualidade.

E aqui cabe uma observação pessoal, do que realmente eu senti desde o início do 2º tempo até o seu 30º minuto.

Eu senti muita tranqüilidade, o PALMEIRAS se achando em campo, a defesa e o meio de campo não permitia que o Nacional chegasse à meta de Marcos.

Esse sentimento foi confirmado aos 11 minutos, quando Keirrison preparou para Diego Souza chutar com força e finalmente abrir o placar.
Esse gol abalou o Nacional e o PALMEIRAS continuava bem na marcação e continuou no ataque, e o segundo gol aconteceria naturalmente, seria apenas uma questão de tempo.

“Aconteceria” e “seria” pois no 30º minuto, sinceramente eu e mais 14.999 milhões de PALMEIRENSES não entenderam porque o Luxa substituiu Keirrison por Jumar.

Ora, é uma questão de lógica: se o PALMEIRAS estava bem no ataque e o K-9 apresentando algum desgaste (se é que apresentou) quem deveria entrar no jogo seria Ortigoza, para continuar prendendo a bola no ataque, explorar as investidas de Diego Souza, Cleiton Xavier e Marquinhos e conseqüentemente chegar ao segundo gol.

Mas quem estava em campo era Jumar.

Com ele, e um atacante a menos, o time PALESTRINO perdeu todo o seu ímpeto do ataque e faltando quase 15 minutos para o final da partida, o time começou a jogar recuado.

O resultado da má substituição aconteceu 5 minutos depois, quando Garcia, ao desviar um chute de “canela”, pegou Marcos no contrapé e empatou o jogo.

A pergunta que ficou no ar é a seguinte:

-“ LUXA, PORQUE O JUMAR E NÃO O ORTIGOZA ?”

Com o empate, o PALMEIRAS no dia 17/06/2009, precisa vencer, ou empatar por um placar de 2x2, 3x3, 4x4, etc., para se habilitar às semifinais.

Uma missão difícil, não impossível e, enquanto houver mais 90 minutos, ainda restará a ESPERANÇA de classificação.


Voltando ao Campeonato Brasileiro, sobre a partida diante do Barueri, podemos dizer de maneira bem sucinta:

Um primeiro tempo muito fraco para ambas as equipes, onde o PALMEIRAS sentiu muitas dificuldades para furar a defensiva do seu adversário e o Barueri por sua vez reforçou a apatia, apresentando um futebol muito fraco.

Na segunda etapa, o PALMEIRAS começou melhor e foi recompensado aos 11 minutos, quando Obina recebeu um ótimo passe de Diego Souza e fuzilou as redes do Barueri, quebrando o se jejum de gols de mais de 6 meses.

Aos 16 minutos, coube a Keirrison, também marcar o seu gol e também afastar o azar que o perseguia nos últimos jogos, após ótimo cruzamento de Cleiton Xavier.

Mas infelizmente os erros da defensiva ALVIVERDE conspiraram a favor do Barueri, após um vacilo de Marcão, aos 18 minutos chegou ao primeiro gol através de Pedrão, que quase “deitado” dentro da pequena área marcou, enquanto a defensiva do PALMEIRAS limitou-se a assistir ao lance.

Obina ao disputar uma bola com o camisa 14 adversário, ao cair, teve uma pequena contusão, sendo substituído por Ortigoza.

O desgastado Mozart saiu para a entrada de Marquinhos.

A intenção do Luxa foi boa, pois manteria o PALMEIRAS no ataque, recuando um pouco Cleiton Xavier para fazer a função de 2º volante ao lado de Pierre.

Mas, o setor defensivo continuava muito mal.

Armero não marcava e quando descia para o ataque, apoiava sem nenhuma eficiência. Foi sacado para a entrada de Jefferson, que pouco contribuiu.

A zaga além de dispersa, demonstrava estar desgastada fisicamente.

Aos 28 minutos, nem o ótimo goleiro Marcos escapou, numa infelicidade, errou o passe, sobrando para Thiago Eleno que assistiu Pedrão para fazer o segundo gol e empatar o jogo.

O VERDÃO ainda perderia Wendel, expulso após cometer falta e receber o segundo cartão amarelo.

Sob pressão do Barueri, restou ao PALMEIRAS segurar o empate de 2x2 e chegar ao seu 5º ponto, fechando a rodada em 11º lugar.

Curiosamente esse placar classificaria o PALMEIRAS em Montevidéu, mas só que aconteceu no “Campeonato errado”.

Novamente, INSISTO nesta Coluna, que o atual elenco CARECE de 3 jogadores, nas seguintes posições:

Um LATERAL-DIREITO.

Um ZAGUEIRO

E principalmente de um MEIA-ESQUERDA de TALENTO, para não deixar o time “manco” pelo lado esquerdo, a fim de armar as jogadas para que a bola possa chegar até Obina, K-9, Diego Souza, etc e finalizarem.

Novamente, humildemente, deixo minha sugestão a QUEM POSSA INTERESSAR.

Deixo claro, todavia, que isso não significa uma crítica aos atuais Dirigentes, aos quais ainda deposito confiança, e espero que saibam avaliar corretamente essas 3 carências e que o Sr. Luxa volte a ser o Luxemburgo de 1993/1994.

O próximo compromisso do Verdão será no domingo, dia 07/06/2009, às 16h no Palestra Itália. 

:: AGRADECENDO OS COMENTÁRIOS


Prezados amigos leitores,

Infelizmente em razão de compromissos particulares, por tempo indeterminado, eu deixarei de comentar os comentários aqui postados.

É uma pena, pois nessa Sessão sempre foi possível debater idéias sobre a S.E. PALMEIRAS, mas, nas circunstâncias atuais fica impossível compatibilizar com a coluna, e para não deixar de escrevê-la semanalmente eu optei por ela.

Eu peço a todos que evitem comentários com palavras de baixo calão ou qualquer tipo de ofensa, uma vez que todos eles continuarão sendo lidos por mim, e gravá-los a cada semana.

Grato pela compreensão de todos.

Meus agradecimentos aos leitores:

Caio Filardi, Jonis, Amato, Lito, Sérgio Frugis, Tex Willer Angelo Lista, Luigi Regolini, Renan Malerba, Torcedor, David, Andre Rossi, Alexandre Silva, Paulinho Juliati, Rubens Barbosa Junior, Sergio Marangone, Mauro Venturini, Alberto Belo, Nilson Da Silva, Tuta, Catedraldeluz, Paulinho Abc e Paulo Rogério


Um grande abraço ESMERALDINO a todos vocês e uma ótima semana !


:: CURTAS E GROSSAS

- Obina desencantou. Keirrison também.

- Conforme divulgado pela Assessoria de Imprensa da S.E PALMEIRAS, o vídeo publicitário produzido pela adidas com os atletas do Palmeiras foi o MAIS VISTO EM TODO O MUNDO nesta segunda-feira (25) no site Youtube. Aproximadamente 220 mil pessoas assistiram o vídeo (http://www.youtube.com/watch?v=ztPFAsVKtg4), que foi gravado durante a concentração do Palmeiras em Atibaia, na última semana.

- O Prof. Beluzzo fez muito bem em criticar a má arbitragem diante do Spfc, se ele não criticar, quem irá ?

- Não custa lembrar: O atual elenco carece de UM LATERAL DIREITO, UM ZAGUEIRO e UM MEIA ESQUERDA, senão o futebol irá continuar “quadrado”.

- PALMEIRENSE, diante da TV aberta e paga, certos blogs, determinadas emissoras de rádio, etc. todas de POUCA CONFIABILIDADE, é fundamental PRESTIGIAR a MÍDIA PALESTRINA, comprometida em divulgar informações, tecer críticas ponderadas, construtivas e sempre com respeito ao PALMEIRAS.

Entre tantas, temos o nosso PALMEIRAS TODO DIA - PTD, a ótima RÁDIO MONDO PALMEIRAS: http://www.mondopalmeiras.net , o excelente Blog  PARMERISTA: http://parmerista.blogspot.com/   a novata RÁDIO FANFULLA:  http://www.fanfulla.com.br/pagina/rádio-fanfulla  , o site de grande acervo histórico PALESTRINOS: http://www.palestrinos.com  , o sempre atualizado TERCEIRA VIA VERDÃO: http://www.3vv.com.br

além da imperdível RÁDIO PALMEIRAS, UMA PAIXÃO ALVIVERDE, esta última todas às segundas-feiras às 21h, pela Rádio Imprensa FM – 102,5!
http://www.radioimprensa.com.br  ou faça o download do programa através do link:
http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=324

Fui.

Saudações Alviverdes
Djalma Verdão[]

NOTA:

Todos têm o PLENO DIREITO de DISCORDAR INTEGRALMENTE dos textos desta coluna, mas NENHUM DIREITO em postar mensagens agressivas, provocativas e/ou com expressões de baixo calão, que ALÉM RASTREADAS, serão IDENTIFICADAS e DELETADAS pela Administração do Site PALMEIRAS TODO DIA.


comments powered by Disqus
acesso rápido
 
 
 
 
 

Palmeiras Todo Dia - O Site Oficial do Torcedor Palmeirense!