ÍDOLOS, PROFISSIONAIS E PROMÍSCUOS (28/05/2010)
 

Vamos poupar os ouropéis no texto desta coluna.

Em outros tempos, em quase todos os clubes, grande parte dos seus jogadores eram também torcedores dos clubes os quais defendiam.

Pelé, Rivelino, Tostão, Dirceu Lopes, Carlos Alberto Torres, Leônidas da Silva, além de exímios jogadores, eram também torcedores de suas respectivas agremiações.

Isso não era diferente no PALMEIRAS.

A maior estrela da história Palestrina, Ademir da Guia é Palmeirense.

Pergunte ao César Lemos, ao Djalma Santos, ao Dudu, ao Luís Pereira, ao Leivinha, ao Altafini “Mazzolla”, ao Oberdan Catani, dentre tantos outros, para qual time eles torcem.

Era uma época de ouro do futebol brasileiro e mundial, grandes e talentosos jogadores desfilavam em campo, jogando o fino da bola.

Esses “jogadores – torcedores”, para quem viu, trazem muitas saudades. Para quem não viu, transforma a curiosidade em orgulho ao saber que eles tinham essa postura digna.

Esses eram ÍDOLOS, eternos ídolos.

Com o passar dos anos, onde o futebol de um modo geral sofreu sensível queda de qualidade técnica, surgia uma outra etapa na profissionalização do futebol, ocorrida principalmente no finalzinho da década de 70 até 1992.

O ano de 1992 foi um marco para o futebol brasileiro, com a assinatura da cogestão entre a S.E. PALMEIRAS e a multinacional Parmalat, muito criticada pela imprensinha da época, onde eles afirmavam que o PALMEIRAS havia “se vendido” à parceira internacional, a ponto de fazerem a bizarra comparação onde o “PALMEIRAS seria o marido estéril e a sua esposa seria obrigada se envolver intimamente com outro homem para que os filhos pudessem nascer”.

Nesse caso “filhos” significavam os Títulos conquistados.

À medida que a parceria se consolidou, a mesma imprensinha, perplexa, foi obrigada engolir a seco as verdadeiras Seleções que o PALMEIRAS e Parmalat montavam e da maneira avassaladora estraçalhavam os seus adversários.

Foi então que a “ficha caiu” e os demais clubes sentiram que o PALMEIRAS antecipou-se na nova ordem mundial, a Era da Globalização, em que estabelecer parcerias é fundamental.

Fiz questão citar o “Case Parmalat” para lembrar que muitos jogadores que passaram pelo PALMEIRAS não eram necessariamente “jogadores - torcedores” Palestrinos, mas, eram profissionais e tão-somente profissionais que honravam e respeitavam o Uniforme Verde.

Esses, em sua maioria, foram Profissionais e muito sérios.

Colegas Palmeirenses, na atualidade, vocês acham que todos os jogadores honram a camisa do PALMEIRAS ?

Não é preciso ser um gênio para dizer que grande parte deles NÃO HONRA, NÃO RESPEITA ou RESPEITOU uma Camisa que possui uma História tão importante no cenário futebolístico nacional e mundial.

Para não dizerem que eu estou referindo unicamente aos tempos do Mustafá, vou citar casos bem atuais, da atual gestão, em que vimos episódios repugnantes, de jogadores que na verdade agiram como “profissionais promíscuos” do futebol, como nos exemplos:

Keirrison, usou o PALMEIRAS para jogar no futebol do exterior, onde ao que consta está no banco de reservas.

Diego Souza, alternava ótimas atuações com apresentações pífias, principalmente nos momentos mais decisivos.

Vagner Love, a impressão mais evidente foi a de que ele usou o PALMEIRAS para ir ao Flamengo.

O mesmo se aplica aos jogadores Elder Granja, Leandro e David, que literalmente usaram o Clube Palestrino como mera ponte para jogarem onde melhor lhes fossem conveniente.

Infelizmente a atual Diretoria de Futebol do PALMEIRAS, vem demonstrando muita incompetência para contratar ou como na atualidade é extremamente lerda para buscar reforços de qualidade e infelizmente jogou o 1º semestre de 2010 na lata do lixo.

Diretoria que até pouco tempo atrás eu defendia mas, agora diante dessa inépcia, não posso de maneira alguma deixar de criticá-la.

À mesma compete filtrar as contratações, com boas contratações e não apenas permitir que a Traffic apresente supostos “reforços” que são comprovadamente inferiores aos garotos do Time B, como por exemplo, Ramos, Patrick, Gilsinho, etc.

Nessas horas estamos vendo o quanto essa atual Diretoria está perdida e cometendo erros primários, como os da Era Mustafá.

O torcedor Palestrino está cansado de tanto boato, de tanta especulação sobre a possível vinda de um ou mais jogadores, e esses dirigentes não são capazes de fazer com que essas cogitações virem um Fato Concreto.

A atual Diretoria, infelizmente, parece uma grande LESMA, não contrata, está postergando a cada dia e assim vai “empurrando o problema com a barriga”, tal postura deixa todos os torcedores preocupados e ao mesmo tempo permitem a falta de comprometimento de alguns jogadores que já demonstraram estar de malas prontas para a Europa, ao melhor estilo de “Promíscuos do Futebol”.

O goleiro e BOM CARÁTER Marcos representa o que restou daquela época dourada do futebol. Nosso Santo, além de competente é acima de tudo um PALMEIRENSE APAIXONADO que honra o MANTO VERDE.

Ele sim é ÍDOLO.

Em meio dessas trapalhadas, temos que fazer justiça e reconhecer que de positivo no atual PALMEIRAS é o Projeto da Arena Multiuso, uma ação bem conduzida, que precisa ser motivo de UNIÃO entre todos os PALESTRINOS, pois uma vez irreversível, poderá significar a independência financeira do Clube, embora alguns senhores oposicionistas, com mentalidade da PEDRA LASCADA, querem impedir que a mesma seja erguida.

Não é atitude de palmeirenses.

A Arena Multiuso está SIMETRICAMENTE OPOSTA às atuais posturas do Departamento de Futebol.

A Primeira (Arena) vai de encontro com a modernidade e o Segundo (Departamento de Futebol) acha-se estagnado em meio de muitas trapalhadas e amadorismo.

Isso precisa ser revisto o quanto antes, pois o FUTEBOL é o CARRO CHEFE da S.E. PALMEIRAS, como foi registrado na Ata de fundação do Clube e posteriormente registrado na História, sob a forma de inúmeras conquistas.

É hora de mudar.

  
:: AGRADECENDO OS COMENTÁRIOS DA COLUNA ANTERIOR

Agradeço, outra vez, aos que comentaram a coluna anterior, cujos comentários foram fundamentais para que mais essa Coluna pudesse ser escrita.

Um forte abraço ALVIVERDE para todos vocês!

 
:: PALMEIRENSE,  prestigie a MÍDIA PALESTRINA, pois somente ela preza pelo bem do VERDÃO:


- PALMEIRAS TODO DIA – PTD: http://www.palmeirastododia.com

- SITE PRÓ PALMEIRAS: http://www.propalmeiras.com  

- VERDAZZO: http://www.verdazzo.com.br/

- RÁDIO MONDO PALMEIRAS: http://www.mondopalmeiras.net ,

- RÁDIO FANFULLA:  http://www.fanfulla.com.br/pagina/rádio-fanfulla ,

- PALESTRINOS: http://www.palestrinos.com

- TERCEIRA VIA VERDÃO: http://www.3vv.com.br

- ESTAÇÃO PALESTRA: http://www.estacaopalestra.com.br/

- BLOG À LUZ DA CATEDRAL: http://catedraldeluz.blogspot.com/

- RÁDIO PALMEIRAS, UMA PAIXÃO ALVIVERDE, todas às segundas-feiras às 21h, pela Rádio Imprensa FM – 102,5!
http://www.radioimprensa.com.br  ou faça o download do programa através do link:
http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=324 gerenciado pelo colega Roger Pacheco.

Fui.

Saudações Alviverdes
Djalma Verdão[]


NOTA:

Todos têm o PLENO DIREITO de DISCORDAR INTEGRALMENTE dos textos desta coluna, mas NENHUM DIREITO em postar mensagens agressivas, provocativas e/ou com expressões de baixo calão, usar nomes falsos, identidades e e-mails de terceiros e/ou inexistentes (CRIME DE FALSA IDENTIDADE), preconceito social, racismo, que ALÉM DE RASTREADAS, serão IDENTIFICADAS e DELETADAS pela Administração do Site PALMEIRAS TODO DIA.


comments powered by Disqus
acesso rápido
 
 
 
 
 

Palmeiras Todo Dia - O Site Oficial do Torcedor Palmeirense!