VITÓRIA GRÁTIS/ CAMPANHA DE SÓCIOS/ POLÍTICA/ DRENAGEM (06/10/2008)
 

Mais uma semana de vitórias do nosso Verdão!
Despachamos o Sport Ancash e aumentamos a crise do Atlético Mineiro. Seguimos firmes para um ano inesquecível!
Peço desculpas a todos os leitores da coluna, será uma das mais longas. São muitos assuntos importantes e não queria deixar nada para depois.

PALMEIRAS NA SUL AMERICANA

Na última quarta feira a chuva atrapalhou o comparecimento da nossa torcida e também o time em campo. O gramado ficou encharcado, fato que reabriu as polêmicas sobre o estado da drenagem do Palestra. Hoje na coluna vou esclarecer dúvidas sobre esse assunto.

De tempos em tempos vemos situações onde times horríveis complicam jogos contra times de superioridade técnica indiscutível. Foi o que aconteceu no Palestra. A ruindade do time Peruano contaminou nossos jogadores.

Partida truncada, nosso ataque não estava nada inspirado. Vencemos no final com um gol de um jogador que estava sendo muito criticado, mas não tinha muito que fazer, principalmente no segundo tempo! Jumar poderia ter jogado com um snorkel tamanha a quantidade de água na lateral do campo.

Agora o torneio fica mais interessante, servirá de teste para a Libertadores do ano que vem. Uma ótima maneira de comparar nosso time contra Argentinos.

A entrevista do Luxemburgo após o jogo foi interessante. Ele deu uma patada fantástica na imprensa. “Eles” sempre detonam a copa Sul americana, mas se o Palmeiras fosse desclassificado eles iam plantar uma crise de novo no clube. Hipócritas! Parabéns ao Luxa! Ele disse o que todos nós gostaríamos de dizer! Os tablóides estão babando para plantar crise no Palmeiras!

PALMEIRAS 3 X 1 ATLÉTICO

Já perdi a conta quantos shows a nossa torcida já deu esse ano no nosso estádio! Não foi diferente no sabadão. Pena que nosso time não se contagiou com a empolgação do torcedor.
De todos os jogos que vi no Brasileiro no Palestra, e só vi vitórias, esse foi o jogo mais fraco do Palmeiras.

Não gostei muito da postura do time, mas o que vale agora são os três pontos. Vencer em uma partida que o time não está bem é um bom sinal. Tempos atrás perdíamos até jogando bem!
Temos muito mais a apresentar, mas fica o alerta! Se jogar assim vamos ter problemas!

Temos jogos bem mais difíceis pela frente. Agora é a hora que temos que jogar tudo que sabemos e podemos!
Fiquei pensando se o fato do Atlético estar tão mal e ter um time tão limitado possa ter relaxado um pouco nossos jogadores, é possível. Não sei se vcs perceberam, mas nosso elenco parece adorar partidas decisivas e importantes, toda vez que temos jogos cruciais eles respondem em campo. Contra Grêmio, Cruzeiro, Atlético Paranaense fizemos partidas excelentes e eram jogos “chave” para as nossas pretensões.
Mauricio cometeu uma falha infantil, mas o garoto merece crédito. E até bom acabar com esse papo de tabu de não tomar gols, isso acaba virando pressão, seria melhor se tomássemos um quando estivesse 3x0 hehehe.
Alex e Kleber perderam gols incríveis quando o jogo estava 0x0. Agora é um momento que temos que ser precisos, tenho certeza que o Luxa deve estar batendo nessa tecla com os jogadores.

Pierre e Jumar ainda não deram a famosa “liga”, ambos pareciam perdidos, e começa a chamar a atenção a queda de rendimento do promissor Sandro Silva.

Leandro fez uma boa partida, manteve sua média no Palestra. Diego Souza esteve bem apagado, muito marcado não conseguiu criar jogadas importantes.

Alex Mineiro anda perdendo gols que não costumava perder, mas sobrou pra ele não tem jeito. Gol típico de um camisa 9!
Kleber em minha opinião está em má fase. Não discuto o espírito de luta dele, isso ele tem de sobra, só que atacante precisa fazer gol e isso ele não tem feito. Para mim foi a pior partida dele no Palmeiras até hoje, não faltou luta, mas tecnicamente não esteve bem.

Denilson estava no dia dele, entrou e já decidiu a partida. Um fato interessante...Ele era o único que tentava fazer algo diferente e com objetividade. O Palmeiras abusou dos toquinhos de lado e para trás, faltava velocidade e ousadia, tudo isso apareceu com o Denilson. Nosso técnico além de bom e sortudo demais, duvido que ele apostaria em uma troca que fosse dar tão certo e em questão de segundos!

O Atlético foi de certa forma “caridoso” conosco. A expulsão do Marques foi ridícula, onde ele estava com a cabeça? Isso nos ajudou muito e o preparo físico do Atlético é muito fraco, sentiram bastante no segundo tempo. Vai ser difícil agora enfrentarmos um adversário tão “bonzinho” conosco.

A rodada dessa vez não colaborou, todos os times que estão na disputa venceram, permanecemos na mesma. Temos um jogo complicado contra o Figueira, adversário que não me trás boas lembranças. Temos que vencer de qualquer maneira! É jogo decisivo, e se jogarmos acomodados como contra o Náutico poderemos ter problemas.

Confio no time e no nosso treinador, já vejo o brilho da taça! Começo a imaginar as bandeiras do Palmeiras invadindo as ruas comemorando mais um titulo Brasileiro, estamos perto de ter esse sonho realizado, com raça, concentração chegaremos lá!
Não vejo a hora de gritar Campeão!!!!!!!

EXPLICAÇÃO SOBRE A CAMPANHA DOS SÓCIOS

Demorei para me pronunciar sobre a pausa da bem sucedida campanha para novos sócios, pois quis apurar os fatos e tentar entender exatamente o que estava acontecendo.
Infelizmente problemas de relacionamento entre diretores e questões políticas fizeram com que a campanha ficasse suspensa, deve retornar em breve, mas infelizmente sem descontos.

Vou ajudar os interessados do mesmo jeito e vou bater na tecla da mesma forma, pois a melhor forma de ajudar o clube e em um futuro próximo mudar as idéias lá dentro e se associando e participando.
Aqui vão algumas explicações.

Uma das pessoas que ajudou muito na campanha foi o diretor de sindicância Gilto Avallone, que infelizmente se afastou na ultima semana do cargo por problemas com Palaia e outras pessoas. As fichas que vinham da campanha eram aprovadas pelo Sr Gilto, e esses problemas travaram essas fichas.
Deixo aqui meu agradecimento ao Gilto pela ajuda, para quem não sabe, a extinta lista negra foi enterrada com a entrada do Gilto na sindicância, grande pessoa e um lutador!

Para todos que foram ao clube e se associaram pela campanha do PTD, preencheram a ficha e estão aguardando contato do Palmeiras vcs tem minha promessa que tudo vai se resolver. Tenho a promessa de diretores importantes que essas fichas estarão ok em breve.

Peço um pouco de paciência e minhas desculpas, não pensei que algum problema ia surgir. A campanha é um sucesso absoluto, muita gente se associou e isso me deixou empolgado. Foi uma ducha de água gelada no meu ânimo esses problemas terem acontecido. Mas volto a dizer! Vcs tem a minha palavra que vamos resolver o quanto antes.

Aos que me escreveram querendo se associar a campanha voltará em breve. Estou guardando todas as mensagens e escreverei a todos em breve. A diferença que a campanha volta sem desconto ou promoções. Mesmo assim vale a pena se associar o quanto antes. Vamos oferecer toda a ajuda possível.
 
Os preços não são absurdos, e realmente precisamos de novos sócios dispostos a participar efetivamente da vida do Palmeiras. O grande amigo Zé Antônio e eu estaremos recepcionando os interessados no clube, a luta continua, de outra forma, mas continua! Não vamos parar de lutar pelo Palmeiras!!!

Andei meio desanimado, mas se queriam me desanimar conseguiram só me dar ainda mais força. O Palmeiras está acima de tudo e de todos nós amigos, o Palmeiras precisa mudar e precisamos de vcs nos ajudando nessa caminhada!
Aguardem novidades sobre a campanha e aos que estão ansiosos esperando uma satisfação fiquem tranqüilos que estamos resolvendo, ninguém vai ficar desamparado nessa questão!

Se existe algum problema ainda não detectado por mim em relação a essa campanha estarei apurando. Sou otimista e bem intencionado por natureza. Da mesma forma gosto de apurar sempre a verdade dos fatos. Qualquer novidade não hesitarei em divulgar a verdade aqui. Por hora deixo esse esclarecimento para vocês. Fico triste em ter que paralisar a campanha, mas não vejo a hora de poder voltar a luta.

POLÍTICA

A política continua como sempre, polêmica, conturbada e cheia de boatos.

O acordo entre a situação já está traçado, faltam alguns detalhes, mas está praticamente definido.
Della Mônica deverá ficar até outubro para que a data da eleição para Presidente seja alterada. Para que o Della Mônica tenha apoio de todos da situação algumas exigências foram apresentadas.

O estatuto só poderá ser alterado no assunto “reeleições” se for aprovado por 90% do conselho. Deve fechar em 80%, o que é um número considerável. Isso para evitar manobras políticas futuras.

A questão dos sócios votarem com um ano de associação ao clube também está em pauta.
É o que sei até o momento.
 
Esse acordo faz com que o projeto continue em paz no Palmeiras. Essa era a minha maior preocupação, o que não quer dizer que concordo com a forma que tudo foi feito.
Por enquanto fico contente em saber que pessoas importantes, competentes e projetos essenciais vão ter continuidade. Só espero que realmente o estatuto seja modificado e que daqui um ano não tenha que voltar aqui para de novo de novo falar nesse assunto!

A democracia tem que prevalecer e o Palmeiras tem que sempre estar acima de qualquer pessoa. Não me desce bem o continuísmo e uma mesma pessoa no poder por muito tempo, por mais competente que seja.

Sei que o nosso estimado Presidente tem pessoas de confiança que podem o suceder brilhantemente.
Sugestões?  Cipullo, Beluzzo, Seraphim, Cyrillo, Paulo Nobre.
 
Que a paz agora reine no clube, mas lembro os amigos que o acordo apesar de já existir não significa que ele será aprovado no conselho. A prorrogação do mandato do presidente ainda terá mais alguns capítulos. Estarei aqui informando vocês sobre todo esse processo.

Quero viver o suficiente para ver o Palmeiras em paz e harmonia política.

A POLÊMICA DRENAGEM DO PALESTRA

Conversei semana passada com Paulo Nobre e Roberto Gomide da World Sports sobre a drenagem do Palestra. O que se viu contra o Sport Ancash deixou muitos preocupados e fui atrás de informações técnicas.

Paulo Nobre, sempre atencioso e solicito, me deu uma explicação bem apurada do que acontece com a drenagem. Deixo aqui também meu agradecimento ao Roberto Gomide da World Sports.

Na época da troca do gramado o correto seria ter tirado 20 a 30 cm de terra com a grama antiga já morta e substituir por areia e plantar a grama nova em cima. Isso não foi
feito porque o acesso ao nosso gramado é de difícil acesso. Não foi possível subir caminhões com areia.

O prazo dado para se fazer o trabalho foi bem curto. Pelo calendário a troca toda do gramado teria que ser feita em dois meses. Final do Brasileiro até inicio de fevereiro, posteriormente foi prorrogado para final de fevereiro.

Sem a camada de areia foi mantida a drenagem antiga e ainda reforçaram com uma drenagem nova intercalada. Se a drenagem já era boa agora a drenagem agora é ainda melhor.
Importante dizer que mesmo com uma super drenagem tudo tem limite, a drenagem antiga passou maus bocados em um jogo contra o Fluminense no Brasileiro de 2007. Tudo tem limite! Não existe drenagem eficiente contra dilúvios!

Por falta de tempo e por impossibilidade de acesso fácil ao campo a grama antiga foi morta e retirada e o solo afofado e os novos tapetes de grama plantados. Tudo isso estava programado para ficar pronto para o Natal, mas as fortes chuvas que caíram em dezembro e janeiro adiaram para 15 de janeiro a finalização dessa etapa.

As chuvas atrapalharam na remoção da grama antiga, no preparo do solo, na colheita da grama nova, nas fazendas de grama e depois dela plantada no enraizamento dos tapetes de
grama nova, pois a grama quando tem excesso de água na superfície a raiz não penetra no solo com a rapidez normal.
Com tudo isso dia 6 de Fevereiro o campo tinha condições precárias de jogo e a comissão técnica resolveu adiar para dia 23 de fevereiro.

A grama estava juvenil e começando a enraizar, longe de estar na maturação que estamos hoje, mas adequada para prática do futebol profissional. 1 mês depois aconteceu o 1º dos três shows que foram realizados no Palestra. Com esse evento dois problemas surgiram. O primeiro foi judiar de uma grama nova a não maturada, o que deixou o campo feio, mas esse problema era contornável. Algumas semanas e cuidados de agrônomos deixaria tudo perfeito.

O pior problema foi um que ninguém vê a olho nu. A compactação do solo logo abaixo da grama nova.
Imaginem um solo "arado” que o tempo o compactaria de forma normal, ser compactado por um monte de gente pulando freneticamente em cima dele. Seria o mesmo que entrar vários “rolos compressores.”

A camada "arada" ficou tão compactada que a água da chuva não consegue chagar aos drenos. Esse é o problema que enfrentamos até hoje. Para complicar ainda mais um mês após o 1º show tiveram mais dois shows.

O gramado estava feio nas finais do Paulista por conta desse problema e a World Sports garantiu que durante o brasileiro seria um dos melhores do Brasil, e isso realmente aconteceu.
Resolver o problema da super compactação forçada do solo requeria certos procedimentos que eram impossíveis de se fazer com uma grama nova e não maturada onde as raízes não tivessem o enraizamento adequado, logo não tinha como se fazer nada ate a grama já estar madura.

O processo de “furar” essa camada compactada se consiste basicamente em furar o campo todo com uma máquina de pinos ocos (tipo cano) que retira do campo vários "charutos“ de 1 cm e pouco por 25 cm e posteriormente cobrir o campo com areia para assim ir se trocando o solo compactado por areia. Quando se tentou fazer isso com a grama ainda não maturada essa máquina começou a levantar os tapetes de grama quando os pinos saiam do solo e optou-se por deixar esse processo para o futuro.

Quando se faz isso o campo sofre um pouco, logo é indicado se fazer com intervalo de 15 dias entre o processo e o próximo jogo.

Não tivemos muitos intervalos esse ano, mas a 1ª oportunidade que tentaram foi justamente naquele período que a cidade São Paulo estava vivendo uma seca e o solo estava tão duro que a máquina não conseguia penetrá-lo, e quando conseguia ao sair arrancava parte do solo em volta, ou seja, um desastre!
Optou-se então por esperar as chuvas "normais" iniciarem para o solo estar mais "penetrável." Na 1ª oportunidade, duas semanas antes do fatídico jogo contra o Sport, foi feita a 1ª “AERAÇÃO”, mas sem cobertura de areia, pois a comissão técnica não quis correr o risco de sobrar areia na superfície e machucar os jogadores em eventuais carrinhos.

A 2ª aeração estava programada para a outra oportunidade que teríamos outro intervalo de duas semanas sem jogos, depois do jogo contra o Atlético no último final de semana.

A World Sports disse que seriam necessárias de duas a quatro aerações com cobertura de areia para a penetração da água no solo acontecer na velocidade adequada. Até agora só foi feita uma e sem cobertura, isso faz que o campo, no quesito velocidade de penetração da água no solo para se atingir os drenos, ainda seja precária.

Em compensação a qualidade da grama está espetacular! O gramado já é considerado um dos melhores do Brasil.
Aproveitei e indaguei sobre o que vai acontecer com o gramado nas obras da nossa futura Arena.

O campo vai virar um canteiro de obras, provavelmente será destruído e todo o trabalho terá que ser realizado novamente.
Espero ter esclarecido várias coisas nessa minha longa coluna amigos Palestrinos.

Por conta da “super coluna” a seção “Outras” volta semana que vem!

:: Procura-se ganhador

SILVIO MIORIN - Você foi um dos sorteados e ganhou um CD do Kleine há 15 dias. Precisamos que escreva para contato@palmeirastododia.com.br informando seus dados completos (endereço de entrega, nome e e-mail que usou ao comentar).

acesso rápido
 
 
 
 
 

Palmeiras Todo Dia - O Site Oficial do Torcedor Palmeirense!