PALMEIRAS NO DIVÃ (12/05/2011)
 

Não tem sido nada fácil ser colunista. Um dos vários motivos... Por que não tem sido fácil ser otimista em relação ao Palmeiras.

Confesso a vocês que ando de saco cheio por ter que escrever só colunas criticando. Adoro esse espaço, mas parece o antigo “Noticias Populares”. Só desgraça no meio uma ou outra noticia bacana.

Tento ser bem humorado, mesmo criticando... Às vezes funciona. Estou nesse momento tentando entender o que acontece no universo Palmeirense. Existem coisas inexplicáveis como os costumeiros apagões técnicos.

O primeiro desse ano ocorreu em Coritiba. Trocamos de técnico, elenco, estádio, Presidente, Diretores e os sintomas sempre são os mesmos. Desde a primeira coluna desse ano tenho dito que não confio nesse elenco. Parte dele, obviamente...

Temos uma base, mas precisamos nos livrar de vários. Confio no Felipão mesmo com algumas decisões estranhíssimas. Esse elenco já tinha provado ano passado ser um elenco que na hora de decidir arrega. Os resultados estão ai para comprovar.

Fui muito criticado, de forma educada em sua maioria por vários Palmeirenses, mas a falta de confiança não apareceu do nada. Não que saiba mais que a maioria, mas se tratando de Palmeiras anos de experiência contam.

Contratamos errado e às vezes quando contratamos certo o jogador sente o peso da camisa, ou da pressão, o que seja, jogar no Palmeiras não é pra qualquer um.

Os mistérios do nosso time se estendem as contusões esquisitas, que só acontecem com jogadores importantes. Palmeiras sem Valdivia vira um time completamente comum e sem graça.

Cicinho, importante no esquema e que vinha jogando bem também se contunde em um momento importante. Enquanto isso, Luan, Rivaldo seguem indestrutíveis! Os caras não se machucam, não são suspensos, isso é inacreditável!

Não é de hoje esse fenômeno! Lembro de inúmeros casos. Dá pra entender isso?

Não paramos por ai. Uma coisa está bem clara para mim nesse momento. Vivemos nos odiando....

Não pretendo continuar escrevendo no PTD colunas por escrever. As colunas podem demorar mais para sair porque não é fácil só falar mal e criticar. Também não faz parte da minha personalidade ficar enrolando. Quero continuar escrevendo, mas algo com clareza e acrescentando algo.

Não serei um colunista Zumbi, se for para ser assim paro agora. Explico isso para compartilhar um pensamento com vcs. Não pretendo entender mais que ninguém, mas preciso tentar entender as coisas.

NOS ODIAMOS

Não é a toa que a bola não entra. Vejam só o quadro geral.
A situação odeia a oposição.
Entre a situação existem várias pessoas que se odeiam.
Na oposição não existe um discurso único e claro e muitos se odeiam.

Em fóruns, blogs e sites não é difícil ver inimizades, ameaças, discussões entre Palmeirenses, mais ásperas do que seriam com adversários. Na torcida a Mancha não gosta de A, que não gosta de B que é contra a TUP que acha a Savóia sei lá o que.

Já houve problemas sérios até entre a Mancha torcida e Mancha carnaval. Existe também o ódio entre torcedores que vão ao estádio contra os que não vão, por qualquer motivo. Preguiça, trabalho, falta de grana, saco cheio.

Tenho testemunhado discussões fortes nesse sentido. Os méritos disso dariam 300 colunas, mas a questão principal. O ódio, a raiva está em todo lugar. Quem acompanha minha coluna todos esses anos sabe que sempre falo do baixo astral que acerca nosso clube.

O baixo astral acaba refletindo dentro do campo. Muitos podem achar minha análise “transcendental”, mas é minha forma de abordar esse momento, pois é necessária uma reflexão profunda.

Nosso time não consegue títulos ou fases boas e duradouras, vivemos entregando títulos aos outros. Crises, protestos, vivemos nos auto sabotando. Parte da torcida fica desesperada em ajudar, mas muitos se contaminam com esse ódio enraizado!

Outros não tem espaço, pois os diretores também odeiam quem quer ajudar e não dão espaço. O ciclo está ai, claro.

O episodio “Arena” mostra de forma clara esse e outros sintomas.Um baita projeto, espetacular, lucrativo.  Desde o dia da votação entre os sócios para a aprovação do projeto tudo é um parto.

Aprovar na urna foi fácil, mas muitos odeiam esse lance da Arena e nem sabem por que. Alguns diretores atuais, entre eles o Sr. Roberto Frizzo fala publicamente que o contrato é ruim para o Palmeiras.

Ai vc pergunta... Por que é ruim?
AH! POR QUE É RUIM!!!!

Mustafá, um ícone do clube, que é absolutamente uma unanimidade quando se trata em raiva não cansa de sabotar o clube com declarações absurdas.

Mustafá quer que alguém construa um estádio de graça para nós e suma. Ele quer sua vaga no estacionamento e camarote para os amigos, já que ele em jogo é algo raro. Nosso Presidente fez um estardalhaço com o contrato e o que aconteceu?

Um ajustezinho ali, outro aqui, ajustes egocêntricos em sua maioria e a obra agora continua depois de termos passado um baita nervoso com a paralisação. Pra que isso? Pra que se sabotar? Por que essas pessoas querem só confusão? Qual a verdadeira intenção por trás dessas atitudes?

Fica a pergunta no ar...

Ao lado do amor caminha o ódio. Pois o contrário do amor é o desamor.

Nosso clube desperta sentimentos irracionais;  depois de uma goleada ridícula, humilhante colocamos 6.000 pessoas no estádio que se comportaram de maneira comovente, sem ódio, amando o clube.

Quantos Palmeirenses pelo Brasil, que semana passada prometeram nunca mais assistir um jogo estavam ontem assistindo o jogo torcendo que nem malucos? O ódio vira amor em horas. O Palmeiras desperta sentimentos intensos.

Preferi essa semana seguir a linha editorial, pois falar do time está sendo redundante e existem sites e blogs fantásticos que já analisaram tudo sobre as partidas.

Preciso tentar entender o que acontece com o Palmeiras, pois não é normal e as respostas que estou encontrando podem não ser as certas em 100%, mas fica claro pra mim que enquanto nos odiarmos, enquanto não surgirem lideranças apaziguadoras, enquanto o clube não se renovar, de verdade, sem entrar nesse ciclo, vamos ficar no mesmo lugar.

Ou vamos para lugares ainda piores. Para ser campeão vai ser um parto, para jogador vingar no clube o cara vai ter que ser um super herói. Não vindo títulos as frustrações crescem e o ódio estará lá sempre.

Lideranças jovens, promissoras começam a entrar em atrito com outras, ou seja, a nova geração acaba repetindo os mesmos erros! Temos que pensar diferente, é preciso baixar a bola geral. De todos!

Isso é um sonho, pois como fazer o Mustafá agora ser gente fina?
Como fazer o Gilto Avallone parar de falar coisas absurdas?

Certas coisas estão enraizadas e essa atitude não virá dessas pessoas. Mas nós podemos mudar isso! A torcida, lideranças em seus grupos. Algo diferente é necessário fazer.

Pra muita gente o Palmeiras é a vida, a única coisa que existe, isso gera uma carga emocional absurda, mas se gostamos e amamos o clube, temos que tentar respeitar, gostar das pessoas que gostam das mesmas coisas que nós. Não é essa a lógica????

Se todos andarem no mesmo caminho, se essa carga de ódio irracional diminuir, a diretoria e as lideranças começarem uma campanha de boa vontade, de todos os lados as coisas começam a andar.

Hoje isso soa absurdo, pois é necessária uma revolução de atitude. É o que penso amigos, se o que escrevi aqui fez algum sentido para 10% das pessoas que acessam minha coluna já valeu a pena.

Alias, o ódio às vezes se faz presente aqui também, com anônimos me xingando, já fui ameaçado por e-mail, já fui chamado até de FILHOTE DO MUSTAFÁ!

Já fui criticado por divulgar shows das bandas que toco. Com o tempo a gente aprende a relevar, o mundo virtual hoje em dia tem seus efeitos colaterais. Torço para que essa diretoria contrate jogadores, afinal de contas são 6 meses no poder e eles não fizeram nada.

Pela primeira vez desde que fiquei sócio não recebi o boleto, ai aparece o Mustafá na imprensa dizendo que existe uma debandada de sócios, pois é...

Amo o Palmeiras, desde os 6 anos vou ao estádio, isso não me faz mais Palmeirense que vc que mora em Rondônia e só tem uma camisa velha da época da AGIP. Não gosto da politica Mustafá, nem do jeito de agir do Frizzo e acho nosso Presidente sem condição de liderar uma revolução positiva, mas torço, não vou atrapalhar, vou cobrar!

De nada adianta ter a maior Arena do planeta se somos gerenciados por pessoas que acham que é o quintal da casa deles. De nada adianta termos o melhor técnico, o centroavante dos sonhos, o camisa 10 que todos queriam se a politica do ódio continuar.
Precisamos pensar diferente.

A forma atual, que é a mesma de anos não funciona.Que a revolução comece, de alguma forma, de algum jeito. Precisamos de paz, precisamos de tranquilidade, desde o porteiro até a maior uniformizada.

Como fazer isso? Pode onde começar?

Eu não sei, pode ser que minha contribuição começa aqui com essa coluna. Estou viajando? Alguns podem achar que virei um monge maluco...

Não importa, estou expressando como me sinto em relação as coisas do Palmeiras.
Amo o Palmeiras e odeio odiar o Palmeiras e os Palmeirenses.

Cansou, que algo aconteça, que algum movimento natural venha a tona, pois do jeito que estamos vamos pra algum lugar, um lugar que não vamos gostar nem um pouco. Perto de onde estamos...

Com tanta gente que se dedica que pensa Palmeiras o dia todo, não podemos deixar isso acontecer.

Com essa mentalidade esse site vai ter que mudar de nome. "Palmeiras Campeão Todo Dia".

acesso rápido
 
 
 
 
 

Palmeiras Todo Dia - O Site Oficial do Torcedor Palmeirense!